Conhecer os membros da equipa da sua clínica dentária e fazer com que se sintam realizados irá repercutir-se positivamente em todos os níveis do centro odontológico. Um exemplo claro disso é o atendimento dos pacientes. Um funcionário motivado terá uma atitude mais positiva e assertiva com as pessoas que vão ao centro do que um trabalhador desmotivado. De igual modo, um funcionário que trabalha com entusiasmo será mais produtivo, pelo que é necessário aumentar o nível de motivação da equipa.
Conseguir harmonia e motivação da equipa no trabalho requer um esforço diário. Cuidar de cada um dos aspetos mais significativos para o trabalhador é fundamental, pois aumentará a sua autoestima, motivação e produtividade. Estes aspetos podem ser divididos em dois grandes grupos:
- Aspetos tangíveis: São os que se relacionam com uma remuneração e incentivos justos.
- Aspetos intangíveis: São os que vão além dos bens materiais, como compartilhar objetivos, gerar envolvimento nas atividades da empresa, oferecer formação e promover o espírito de equipa.
Neste artigo, vamos abordar os aspetos intangíveis que incentivam a equipa da sua clínica dentária e a forma de os potenciar para conseguir uma motivação no trabalho muito mais positiva.
Recomendações para motivar o trabalhador
- Compartilhar objetivos: estabelecer objetivos claros e realistas para toda a equipa é uma das tarefas imprescindíveis. A chave é que todos os trabalhadores se esforcem por alcançar as metas comuns. Compartilhar um objetivo entre todos os funcionários facilita a sua consecução e cria coesão na equipa.
- Gerar envolvimento: um sistema de motivação da equipa e de incentivos é essencial para que os trabalhadores da sua clínica dentária se comprometam com esta e gerem valor acrescentado. Além das compensações económicas, os sistemas de conciliação da vida profissional com a vida familiar e pessoal e o reconhecimento dos objetivos alcançados têm múltiplos efeitos positivos sobre os funcionários, que se sentirão mais valorizados no seu trabalho.
- Incentivar o espírito de equipa: devemos incutir um sentido de propriedade ou pertença na equipa, fazendo com que todos compartilhem igualmente a missão, a visão e os valores da clínica dentária. Se tal for conseguido, não teremos de nos preocupar, pois a equipa fará sempre o máximo esforço para que o resultado seja positivo.
- Reconhecimento do trabalho: para promover um bom desempenho laboral, o reconhecimento do trabalho dos funcionários é um valor básico para a sua motivação. Ao dar-lhe a conhecer que está a fazer um bom trabalho, o trabalhador sente-se valorizado, útil e vê a sua autoestima reforçada. A igualdade de tratamento entre as pessoas empregadas evita consequências negativas que podem influenciar a sua produtividade e os seus estados de ânimo.
A formação, peça-chave para a satisfação laboral na clínica dentária
No sector da saúde, a formação contínua é essencial para oferecer um melhor serviço aos pacientes. Formar os funcionários leva a uma maior qualificação do pessoal, aumentando assim a competitividade e a rentabilidade da clínica.
Ao nível pessoal, progredir na carreira profissional é também uma das metas mais relevantes para os trabalhadores e um ponto importante para a motivação da equipa. Desde o início da relação laboral dos funcionários com a clínica, há que conhecer quais são os seus objetivos profissionais a curto e longo prazo, e oferecer-lhes a formação e as tarefas necessárias para a sua consecução.
Melhorar as competências profissionais através de cursos, mentoria ou outras estratégias ajudará a levar a cabo planos de carreira realistas para os trabalhadores. Através da formação, consegue-se uma maior motivação da equipa e uma melhoria no desempenho. Os funcionários vão sentir-se orgulhosos dos resultados conseguidos, o que se refletirá na realização das tarefas diárias na clínica e na forma de lidar com os pacientes.
É um bom líder da equipa da sua clínica dentária?
Há quem pense que ser um bom líder é sinónimo de ser um bom chefe, no entanto, tais características nem sempre estão presentes na mesma pessoa. A boa liderança implica ser um guia adequado para os trabalhadores, saber motivá-los, ouvi-los e fazê-los alcançar os objetivos da empresa, sentindo-se realizados e parte dela.
Um bom líder tem as seguintes qualidades e aptidões:
- Humildade: sente-se à vontade para dar razão aos seus empregados, quando estes a têm, e reconhecer os seus próprios erros. Ainda que pareça contraproducente, ser humilde faz com que se tenha mais confiança.
- Capacidade de comunicação: a comunicação é uma das principais ferramentas para a liderança. Os grandes líderes asseguram-se de que são ouvidos, mas também sabem que ouvir é importante.
- Saber motivar: não é apenas necessário ter conhecimentos do sector, também se deve saber quem é realmente cada um dos trabalhadores, quais são os seus pontos fortes e fracos, e organizar a clínica em conformidade, fazendo com que se sintam realizados.
- Empatia: é um dos pontos mais importantes para a motivação correta da equipa numa clínica dentária. Um bom líder sabe colocar-se no lugar dos seus empregados e como motivá-los para que alcancem os objetivos.
- Planificação: um líder deve organizar o trabalho diário na clínica dentária. Ao gerir uma equipa, é necessário ter aptidões para coordenar as pessoas.
- Saber dar o exemplo: um bom líder conquista o respeito com ações e não com palavras. Por isso, é importante dar o exemplo ao resto da equipa. O líder deve ser sempre o funcionário que mais trabalha e que mais ajuda os outros.
Lembre-se desta frase mítica de Steve Jobs: “O meu trabalho é fazer com que todos na equipa se tornem suficientemente bons para serem os sucessores”.
Está disposto a ascender até ao topo com a sua equipa? Ponha em prática os conselhos que lhe demos e atinja os seus objetivos fazendo os seus empregados felizes!